← Blog
TELETIME News03/11/2026por Henrique Julião

Vivo retoma liderança nas adições de banda larga em setembro

Vivo retoma liderança nas adições de banda larga em setembro
Banda Larga Vivo retoma liderança nas adições de banda larga em setembro 03/11/26, 16:53   Atualizado em 03/11/26, 17:00
Foto: Desktop

A Vivo retomou durante o mês de setembro a liderança nas adições líquidas de contratos na banda larga, após a Starlink figurar como a empresa que mais aumentou a base do serviço no mês anterior.

No nono mês do ano, a Vivo teve a maior adição orgânica entre os principais grupos do segmento: +63 mil, chegando assim a 8,6 milhões de clientes. A operadora de satélites veio logo em seguida, com +57 mil clientes na base de assinantes da Starlink (para 994 mil).

Já a líder de mercado na banda larga segue sendo a Claro, que trouxe +27 mil clientes em setembro (para 10,9 milhões). Os números ainda não consideram a Desktop, cuja aquisição pela tele foi concluída em outubro; o provedor soma outros 1,1 milhão de assinantes e deve levar a base da Claro para 12 milhões.

Confira abaixo os números dos principais grupos da banda larga brasileira em setembro, a partir de informações compiladas pelo Radar da Telecom com base em dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). 

Operadora Adições líquidas em setembro Acessos em setembro
Claro + 26,8 mil 10,903 milhões
Vivo + 63,3 mil 8,607 milhões
Oi * + 16,9 mil 3,482 milhões
Brisanet + 2,2 mil 1,589 milhão
Brasil TecPar + 3,9 mil 1,387 milhão
Vero – 1,7 mil 1,290 milhão
Giga+ – 10,9 mil 1,276 milhão
Desktop + 1,3 mil 1,195 milhão
Starlink + 57 mil 994 mil
TIM + 8,4 mil 938 mil
Unifique + 1,3 mil 893 mil
Algar + 8,3 mil 842 mil
Alares – 5,9 mil 792 mil
Sky/Zaaz estável 626 mil
Ligga – 6,5 mil 347 mil

* Como reportado à Anatel, sem distinção entre Oi e Nio

Vale notar que, nos últimos dias, o tradicional painel de dados de acessos da Anatel (a partir do qual TELETIME realiza seu acompanhamento mensal) se encontra fora do ar. Por esta razão, os acessos atribuídos à Oi diferem da metodologia comumente utilizada por este noticiário (que busca segregar contratos vinculados à Nio).

Já no que envolve os provedores regionais, os dados de setembro corroboram tendência de baixas adições ou retração entre alguns dos principais grupos. A Giga+ teve a maior perda líquida de assinantes no mês (–11 mil), sendo que Ligga, Alares e Vero também registraram quedas. No sentido contrário, a Algar voltou a registrar números positivos (+ 8 mil). 

Subnotificação

O mercado de banda larga perdeu 610 mil acessos líquidos em setembro, encerrando o mês com 58,1 milhões de assinantes, de acordo com as informações compiladas pelo Radar da Telecom. 

Ainda que o número bruto seja negativo, a consultoria nota que ele ainda é provisório, dado que 868 provedores de pequeno porte não haviam enviado dados de setembro. Desconsiderando esse grupo, a Radar estima que a banda larga fixa tenha crescido cerca de 299 mil acessos no nono mês de 2026. E em doze meses, o crescimento chega a 3,2 milhões de assinantes. 

Receba TELETIME News no seu e-mail

TeletimeNewsletteralgarAnatelbanda largaClarodesktopgiga

Outras matérias