Claro recupera mais de 2 milhões de equipamentos de TV e internet

Da Redação- 14 de outubro de 2026 | 15:36
Operadora também recolheu 2.864 toneladas de equipamentos residenciais e fabricou 992 mil controles remotos com plástico reciclado.

A Claro recuperou mais de 2 milhões de terminais de TV e internet para reutilização em sua operação entre janeiro e setembro de 2026. No mesmo período, a operadora recolheu 2.864 toneladas de equipamentos residenciais destinados ao reaproveitamento e mais de 2 milhões de fontes de alimentação, controles remotos e cabos HDMI.
Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 14 de outubro, Dia Internacional do Lixo Eletrônico, e integram as ações de logística reversa da companhia. Os terminais recuperados passaram por processos de triagem e reparo para permitir seu retorno à operação, reduzindo a necessidade de substituição por novos equipamentos.
A empresa também informou que reaproveitou 39,6 toneladas de plástico na fabricação de controles remotos, volume 37% superior ao registrado no ano anterior. O material foi utilizado na produção e distribuição de 992 mil unidades fabricadas integralmente com plástico reciclado.
Reutilização alcança cadeia logística
Além da recuperação de equipamentos eletrônicos, a Claro ampliou o uso de embalagens reutilizáveis na movimentação de materiais. Segundo a operadora, a utilização de 25 mil caixas do modelo Claro Ecobox evitou o consumo de aproximadamente 300 mil caixas de papelão entre janeiro e setembro.
A companhia calcula que a mudança eliminou 102 toneladas de emissões de dióxido de carbono (CO₂) anteriormente associadas a essa etapa logística. O comunicado, entretanto, não detalha a metodologia utilizada para calcular a redução.
De acordo com Edgar Ribeiro, diretor de Logística da Claro, a recuperação dos equipamentos busca prolongar sua vida útil e diminuir a necessidade de aquisição de novos materiais.
“A Claro não apenas promove a coleta ou reciclagem de resíduos eletrônicos, mas também atua na recuperação e reutilização de equipamentos e acessórios, ampliando o ciclo de vida dos ativos, reduzindo desperdícios e fortalecendo a economia circular em toda a cadeia logística da companhia”, afirmou o executivo.
Coleta de lixo eletrônico cresce 17,4%
Na frente de recolhimento de resíduos descartados pelos consumidores, o programa Claro Recicla destinou cerca de 1,3 tonelada de materiais entre janeiro e setembro de 2026. O resultado representa aumento de 17,4% em relação às 1,1 tonelada registradas no mesmo período de 2025.
Os plásticos responderam por mais de 45% do volume coletado, seguidos por pilhas e baterias, com 31,6%. Metais ferrosos representaram 15,7%, enquanto os não ferrosos somaram 4,5%. Papel e papelão corresponderam a 2,3% do total.
A operadora mantém pontos de coleta em mais de 2 mil lojas próprias e agentes autorizados, onde consumidores podem entregar celulares, baterias recarregáveis, chips e acessórios fora de uso.
Os materiais recolhidos são separados, pesados e encaminhados a empresas recicladoras parceiras. A entrega é gratuita e não exige que o consumidor seja cliente da Claro.
Para aparelhos celulares, a recomendação é realizar uma cópia de segurança dos dados e restaurar as configurações de fábrica antes do descarte.
Tags# Claro# HDMI# internet# lixo eletrônico# reciclagem# TV

