← Blog
TELETIME News30/10/2026por Danilo Paulo

Zoológico de São Paulo recebe 4G e 5G com antenas camufladas

Zoológico de São Paulo recebe 4G e 5G com antenas camufladas
Infraestrutura Zoológico de São Paulo recebe 4G e 5G com antenas camufladas 30/10/26, 16:16   Atualizado em 30/10/26, 16:16
Imagem: Zoo São Paulo/Reprodução

O Zoológico de São Paulo recebeu uma nova infraestrutura de comunicação móvel 4G e 5G, implantada pela Comba Telecom. Segundo a empresa de infraestrutura de telecomunicações, o projeto utiliza antenas camufladas para reduzir o impacto visual dos equipamentos na paisagem do parque, que recebe cerca de 125 mil visitantes por mês.

A instalação combina a tecnologia Street Level Solution (SLS) com um sistema de antenas distribuídas para ambientes externos (outdoor DAS). A solução utiliza antenas de pequeno porte e unidades remotas de rádio (RRUs), instaladas em postes e estruturas já existentes, para ampliar a cobertura móvel em áreas como trilhas, espaços de descanso e locais de maior circulação.

"Nosso objetivo foi desenvolver uma solução que atendesse às demandas crescentes por conectividade, mas que, ao mesmo tempo, respeitasse a integração visual com o ambiente do zoológico. Isso demonstra como a engenharia de telecomunicações pode se adaptar a diferentes espaços e necessidades", afirmou o CEO da Comba Telecom Brasil, Johnny Brito, em comunicado.

De acordo com a companhia, a implantação também incluiu mais de 5 mil metros de fibra óptica. Além de atender aos visitantes, a infraestrutura deve facilitar a comunicação entre funcionários e o monitoramento das atividades administrativas do zoológico.

"Fazer a conexão chegar aonde precisa chegar e funcionar como precisa funcionar. Esse é o compromisso da Comba, e o projeto do Zoológico de São Paulo reflete exatamente isso: o alinhamento entre tecnologia e funcionalidade, respeitando cada ambiente como único", acrescentou Brito.

A Comba Telecom já instalou mais de 110 mil antenas no País e conta com cerca de 500 produtos homologados pela Anatel, segundo números da firma.

Receba TELETIME News no seu e-mail

TeletimeNewsletter4G5Gcomba telecominfraestruturaSão Paulotelefonia móvel

Outras matérias