← Blog
ConvergenciaDigital15/10/2026por Ana Paula Lobo

Nove em cada 10 clientes querem abandonar VMWare

Nove em cada 10 clientes querem abandonar VMWare

Pesquisa com 269 organizações globais expõe ruptura no mercado de virtualização corporativa e abre janela para revisão estratégica de infraestrutura antes da próxima renovação contratual. Tanto que noventa por cento dos clientes VMware estão considerando alternativas à plataforma, impulsionados pelo aumento dos custos de licenciamento após a aquisição da empresa pela Broadcom. O dado vem de levantamento conduzido pela Unisphere Research com 269 executivos, gestores e profissionais de TI entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026 e publicado pelo The Register na última semana.

Clientes relatam aumentos de até 1.500% nas faturas de licenciamento. Casos mais moderados registram altas entre 100% e 300%. A Gartner, em maio de 2026, estimou que os custos de licenciamento VMware “tipicamente sobem entre 300% e 400%” no modelo atual. O impacto vai além do custo imediato. 48% dos clientes não planejam migrar nenhum ativo para o VMware Cloud Foundation (VCF), plataforma de assinatura preferencial da Broadcom. Menos de 1% dos cerca de 350.000 clientes pré-aquisição migraram para o VCF até maio de 2026. O Gartner projeta que 55% das empresas iniciarão provas de conceito com alternativas de infraestrutura híbrida até 2029, contra 25% em 2026.

A migração do VMware para outra plataforma de virtualização não é operação imediata. O processo de avaliação da infraestrutura existente para determinar se a saída é viável leva meses. Empresas que aguardam a próxima renovação para iniciar o planejamento tendem a negociar em posição desfavorável. Três em cada cinco empresas pesquisadas já consideram estratégias multi-hypervisor como primeira etapa de desvinculação gradual.

“O que os números confirmam é uma mudança de ciclo, não uma insatisfação pontual. Empresas que dependem de virtualização para manter continuidade operacional precisam avaliar alternativas com antecedência, antes que o próximo contrato reduza seu poder de negociação. A questão não é apenas custo, é previsibilidade de infraestrutura a longo prazo.”, afirma Peter Jilinski, Diretor Regional, ITGLOBAL.COM.

GovernoCloud ComputingVMware

Outras matérias