DMA lança aplicativo para bloquear golpes e spam em chamadas

Da Redação- 5 de outubro de 2026 | 16:56
Ozz identifica ligações suspeitas antes do atendimento e também direciona usuários para canais digitais oficiais de empresas.

A DMA passou a oferecer ao consumidor uma versão de sua tecnologia de identificação de chamadas suspeitas, até então utilizada principalmente por empresas. O aplicativo Ozz, disponível gratuitamente para Android e iOS com o nome My Ozz, bloqueia ligações classificadas como golpe ou spam antes que o usuário atenda.
Com o lançamento, a companhia entra no mercado B2C após concentrar sua atuação em soluções para atendimento e segurança de chamadas no ambiente corporativo. Segundo a DMA, suas tecnologias são utilizadas por mais de 170 organizações e estão presentes em mais de 160 milhões de smartphones.
O aplicativo utiliza a mesma base tecnológica da Protect Call, ferramenta da empresa voltada à identificação de chamadas fraudulentas. A DMA afirma que essa solução já contribuiu para evitar mais de 500 milhões de tentativas de golpes telefônicos.
A classificação é feita a partir da análise de informações como origem, frequência, recorrência, volume e horário das chamadas, além de padrões associados à realização das ligações. De acordo com a empresa, a base utilizada pela ferramenta reúne mais de 7 milhões de números relacionados a golpes e spam.
Proteção antes do atendimento
A proposta do Ozz é atuar antes que o consumidor precise decidir se atende ou não uma ligação desconhecida. Quando uma chamada é enquadrada como potencial golpe ou spam, o bloqueio pode ocorrer automaticamente.
A aplicação também permite bloquear números manualmente e mantém um histórico das chamadas, com classificações que incluem golpe, cobrança, telemarketing e chamadas mudas.
Segundo a DMA, o aplicativo está disponível há cerca de dois meses e, nesse período, bloqueou mais de 2,2 milhões de chamadas identificadas como tentativas de golpe.
Outra função reúne acessos a canais digitais oficiais de empresas. A ideia é reduzir a necessidade de procurar números de atendimento na internet ou utilizar contatos encaminhados por terceiros, uma das situações exploradas em fraudes envolvendo falsas centrais.
A funcionalidade aproveita a experiência da companhia com a Digital Call, tecnologia que transforma chamadas destinadas a centrais de atendimento em menus digitais exibidos no smartphone. Segundo a empresa, essa solução já foi utilizada em mais de 2 bilhões de interações.
Autenticação não elimina análise de risco
A DMA também procura diferenciar a classificação comportamental feita pelo aplicativo dos mecanismos de autenticação da origem das chamadas.
Segundo dados da companhia, menos de 5% das ligações recebidas utilizam atualmente protocolos de origem verificada. A empresa afirma que também identifica como golpe ou spam parte das chamadas que passam por autenticação.
Os dois mecanismos cumprem funções distintas. A autenticação busca confirmar a origem do número apresentado ao destinatário, enquanto o sistema da DMA analisa o comportamento associado à chamada para identificar sinais considerados suspeitos.
Esse tipo de abordagem ganhou espaço com o aumento de fraudes envolvendo spoofing, falsas centrais de atendimento e engenharia social. Nesse cenário, números conhecidos ou aparentemente legítimos podem ser utilizados para induzir o consumidor a fornecer informações ou realizar transações.
A DMA estima ainda que 35% das chamadas recebidas sejam abusivas. Segundo a companhia, a média de atuação da ferramenta equivale a oito proteções diárias por usuário.
Para Flávia Pollo Nassif, CEO e cofundadora da DMA, a estratégia é reduzir a necessidade de o consumidor avaliar sozinho a legitimidade de cada ligação. A empresa prevê acrescentar novas funcionalidades ao Ozz nas próximas semanas.
Tags# Android# chamadas# DMA# fraude# golpe# iOS# segurança# spam# spoofing# telemarketing
