5G no Brasil: O que você precisa saber

A tecnologia 5G está chegando ao Brasil, a 5ª geração de internet móvel é uma revolução na tecnologia que tem grandes promessas corporativas. O 4G tem sua eficiência em velocidade e conexões instantâneas, porém o 5G possui uma velocidade extremamente superior e possibilita a interconexão de equipamentos e dispositivos e o acesso a produtos inovadores e utilidades domésticas desenvolvendo a chamada Internet das Coisas (IoT).

 

Em fevereiro de 2021 a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou o edital referente ao leilão das redes de 5G no Brasil e o andamento pode ser acompanhado pelo site (https://www.ppi.gov.br/5g-leilao-do-espectro-de-radiofrequencias-para-redes-de-telecomunicacoes-de-quinta-geracao) tendo como prazo final do leilão no 4° trimestre de 2021 e contrato previsto apenas para 2022.

 

A instalação do 5G nas capitais do Brasil deve ser feita até Julho de 2022 e as empresas operadoras de telecomunicações que ganharem o leilão terão alguns prazos a seguir referente a outros lugares:

 

  • em municípios com mais de 500 mil habitantes, o 5G deverá ser implementado até julho de 2025;
  • municípios com mais de 200 mil habitantes, o prazo é julho de 2026;
  • os que tiverem população acima de 100 mil deverão ter o território atendido pela rede até julho de 2027.

 

Com isso, é provável que todos os municípios com mais de 30 mil habitantes sejam atendidos até dezembro de 2029.

 

Os benefícios da tecnologia 5G são muitos por ter uma capacidade de transmissão de dados extremamente avançada. Segundo o site Portal da Indústria, “milhares de equipamentos podem estar interconectados numa mesma rede e serem operados remotamente, de forma segura. Em uma rede wifi não temos essa capacidade para suportar tantas conexões e é o que faz com que o 5G seja muito atraente para o desenvolvimento da Internet das Coisas e a evolução da Indústria 4.0”. Além disso, a evolução para a rede 5G traz mais velocidade de conexão em rede banda larga sem perda da qualidade do sinal mesmo quando conectada em vários aparelhos.

 

As expectativas são altas para a implementação da tecnologia 5G, pois com ela os avanços serão inúmeros, desde aparelhos celulares que a comportem até inteligências artificiais. O futuro está cada vez mais próximo.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *