Brasil sobe sete posições no ranking de Internet fixa do Speedtest

Brasil sobe sete posições no ranking de Internet fixa do Speedtest

Em abril o Brasil subiu no ranking da Ookla, o Speedtest Global Index, por conta dos investimentos que vem sendo realizados em FTTH. A melhoria alcançou 69,2% e fez o país sair da 56º posição para 49º. Já no índice regional, o Brasil ficou em segundo lugar na América Latina, alcançando a velocidade média de download de 50,64 Mbps e de upload de 26,37 Mbps.

Veja a seguir os resultados da pesquisa da Ookla na América Latina:

Esses dados são animadores pois mostram que o país tem caminhado para uma melhor estrutura no setor, além disso uma maior cobertura de território com a oferta de banda larga. Neste quesito quem se destaca são os pequenos provedores, que acabam entrando em cidades e municípios que não possuem cobertura de grandes operadoras.

O Speedtest também avaliou as conexões dentro do território nacional e identificou que o Distrito Federal (DF) tem o maior número central do conjunto de dados, alcançando 75,71 Mbps no primeiro trimestre do ano. Depois do DF, o destaque vai para Roraima com 60,72 Mbps e São Paulo com 57,48 Mbps. Confira os resultados:

Quanto a internet móvel, o Brasil ficou em terceiro lugar entre os países da América Latina, com taxas de download de 19,14 Mbps e upload de 7,17 Mbps. O Rio Grande do Sul teve a velocidade média de download móvel mais rápida entre os estados brasileiros alcançando 23,31 Mbps. A expectativa é que os números cresçam devido a preparação para a implementação da tecnologia 5G no país.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *