5G BRASIL_FOTO

Experiência 5G começa a ser testada no Brasil, mas serviço ainda é limitado

Nesta primeira fase, usuário terá mais velocidade, mas experiência completa vem só depois de leilão da Anatel, previsto para 2021.

Em um mundo cada vez mais conectado, a expectativa para o 5G só aumenta. A internet móvel de quinta geração promete trazer velocidades ainda maiores e ‘conversa’ entre máquinas. Incrível né? Imagine então fazer parte da primeira parte da experiência do 5G no Brasil.

Três operadoras do país irão ativar o sinal de internet móvel de quinta geração até setembro. Mas já no mês de julho duas delas prometem lançar o serviço.

O acesso ainda será limitado já que o Brasil tem apenas um aparelho de celular que suporta o 5G, o Motorola Edge. O sinal será ativado apenas em alguns bairros de oito capitais do país. As operadoras explicam que a nova tecnologia ainda não conta com todo o potencial prometido pelo 5G. Esta é apenas uma fase inicial, na qual as operadoras ativam o novo sinal a partir de um recurso que permite compartilhar frequências utilizadas pela rede 4G através do recurso conhecido como DSS (Dynamic Spectrum Sharing, ou Compartilhamento Dinâmico de Espectro).

A expectativa é que o usuário tenha uma conexão mais veloz que o 4G, que deve ser intensificada após o leilão de frequências da Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, previsto para 2021.

No Brasil, o 5G será ativado pelas operadoras Claro, Vivo e TIM. A Claro já ativou seu sinal que será disponibilizado gradualmente até o final de setembro, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Na capital Paulista vai ser possível ter acesso a tecnologia usuários da Avenida Paulista e região dos jardins. O sinal também vai se estender pelos bairros de Campo Belo, Vila Madalena, Pinheiros, Itaim, Moema, Brooklin, Vila Olímpia, Cerqueira César, Paraíso, Ibirapuera e região da Avenida Berrini e de Santo Amaro.

Já no Rio de Janeiro, o 5G está disponível em Ipanema, Leblon e Lagoa. O sinal também vai se estender por toda a orla, do Leme até a Barra da Tijuca, passando pelo Jardim Oceânico, São Conrado e Copacabana.

A Vivo irá ativar seu sinal no dia 24 de julho nas seguintes localidades: São Paulo: regiões da Avenida Paulista, Vila Olímpia e Berrini; Brasília: Eixo Monumental, Esplanada dos Ministérios e shoppings; Belo Horizonte: regiões de Savassi e Afonso Pena; Salvador: Pituba e Itaigara; Rio de Janeiro: Copacabana, Ipanema e Leblon; Goiânia: região central da cidade; Curitiba: Centro Cívico, Alto da Glória, Batel e Água Verde; Porto Alegre: Moinhos de Vento, Avenida Carlos Gomes e Shopping Iguatemi.

Já o sinal da operadora TIM será ativado a partir de setembro, nas cidades de Bento Gonçalves – RS, Itajubá – MG e Três Lagoas – MS.

Fonte: Globo.com

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *